Gestão integrada de Baratas

Uma das principais pragas que um profissional de controlo de pragas enfrenta são as baratas. No entanto hoje, há mais opções do que nunca para controlá-las, mas realmente qual a melhor abordagem?

Uma das principais pragas que um profissional de controlo de pragas enfrenta são as baratas. No entanto hoje, há mais opções do que nunca para controlá-las, mas realmente qual a melhor abordagem?

Em seguida, En-Kooi Tan partilha pensamentos sobre a importância crescente de tratamentos passivos (isco) para a gestão integrada de baratas - especialmente em instalações comerciais. O autor, Ing-Kooi Tan, é Gerente de Serviços Técnicos para a Bayer baseado no Escritório Regional do Leste da Ásia-Pacífico em Singapura.

A barata americana é a maior e mais comumente encontrada em fossas e esgotos. Esta barata pode entrar nas instalações através de fendas e aberturas em torno das portas e janelas. Seu grande tamanho torna-a mais visível. As principais espécies de baratas que infestam as premissas é a barata alemã (Blatella germanica). Esta é uma parte relativamente pequena barata que vivem nas rachaduras e fendas no interior e tem uma tremenda capacidade de se multiplicar rapidamente.

A prevenção é melhor do que o controlo de baratas, para começar, impedindo a sua criação. As baratas são grandes viajantes, e muitas vezes estão num quarto sem que se saiba da sua presença. Alimentação, habitação, água e calor são suficientes para a sua sobrevivência, aos privá-las destes fatores, a probabilidade de se mudarem para outro lugar aumenta substancialmente. Em edifícios comerciais, onde há entregas frequentes, é impossível manter as baratas fora. No entanto, as boas práticas de higiene e limpeza minimizam as chances de disseminação desta praga.

Não se deixe enganar por estas criaturas indescritíveis antes de implementar qualquer controlo, realize uma inspecção às instalações para a evidência de infestação de baratas. As baratas são tímidas e passam a maior parte do tempo escondidas. Procurar evidências como fezes e coloração, são sinais da presença destes insetos. O fato de não encontrar estes sinais, não significa que não estejam lá.

Recursos a químicos, que incluam armadilhas pegajosas, e aspiração não são sinónimos de um método totalmente eficaz. Normalmente é necessário o controlo químico. O inseticida e a formulação utilizada devem ser escolhidas de acordo com o local e o tipo de infestação.

Tradicionalmente longe de tratamentos tradicionais, os tratamentos de controlo de baratas envolvem a aplicação de inseticidas e, em menor medida, na pós aplicação. Muitos sprays e pós têm uma ação de lavagem que obriga as Barata a terem contato com o inseticida. Para trabalhar rapidamente, têm uma vida residual e desempenho limitados. Um método alternativo de controlo, é o uso de iscos de crescimento. Iscos atraem as baratas para se alimentarem. Muitos têm uma ação retardada que permite que a transferência do inseticida pela população de baratas, incluindo aqueles que se escondem à volta no ninho.

Os iscos devem ser colocados em locais onde a barata possa facilmente localizá-los. Isso requer algum conhecimento. O isco não só pode ser colocado em qualquer lugar como esperar que funcione. Os iscos são uma alternativa popular aos aerossóis, sendo muito eficazes, minimizando o uso de produtos químicos e evitando assim perturbar os clientes.

Força em ação - Gama Maxforce incluindo Maxforce White IC (a rotação é recomendada).

A seleção das tendências futuras indicam os iscos em gel para baratas como os mais populares. São mais adequados para uso indoor, áreas sensíveis e dentro e ao redor da equipa.

Desenvolver um programa de longo prazo adequado

A adopção de uma estratégia de gestão integrada de pragas, incluindo inspeções regulares, seguida pela administração de um método de controlo adequado pode resultar em um melhor controlo do nível de baratas.

No entanto, só porque não vê baratas, não se deixe convencer por uma falsa sensação de segurança. As baratas podem facilmente re-infectar, e a melhor maneira de manter as baratas à distância é a utilização de uma abordagem de gestão preventiva ao invés de uma reativa.