Formiga Argentina

1. Descrição morfológica

Formiga Argentina (Linepithema humile)

Caraterísticas físicas:

O tamanho é de 2 a 3 mm e são monomórfica. Possui uma coloração castanho-ferrugem, brilhante, com antenas no peito e pernas mais pálidas, e com a mandíbula amarela.

A cabeça é mais ampla do que o tórax e tem 12 antenas juntas. O pecíolo é construído por um segmento.

O lado do tórax não é visto regularmente no seu lado dorsal e não tem dentes na sua parte superior.

As pernas são extremamente longas e não são proporcionais ao corpo.

Caraterísticas físicas por género:

  • Feminino: maior (4,5 a 5 mm). A cor é castanho escuro, com as antenas, pernas e margens posteriores a os segmentos, enquanto as mandíbulas, suturadas no peito e nas articulações das pernas são amareladas.
  • Masculino: O tamanho é um pouco menor, no entanto a sua cor é semelhante à do sexo feminino.

2. Distribuição Geográfica

Os ninhos são normalmente encontrados em solo húmido, perto ou debaixo de edifícios com plantas, sob floresta e perto de água e comida.

3. Relevância e praga

Esta formiga, extremamente prejudicial, uma praga, tanto a nível doméstico como agrícola. Invade as casas, departamentos, lojas de consórcios, etc., atacando todos os tipos de substâncias doces, assim como carne, pão, frutas, etc.

Indiretamente prejudica plantas ornamentais, plantas cultivadas e as culturas do tomate, frutas cítricas e abacates uma vez que protege e divulga certos pulgões e cochonilhas prejudiciais às culturas, tais como pulgões, cochonilhas, cigarrinhas, etc, cujas secreções açucaradas servem de comida . Também comem com as secreções de certas plantas.

Embora as rainhas sejam de curta duração, apenas de alguns meses, como as colónias têm muitas rainhas continuam aumentando em número indefinidamente, caracteriza-a como muito problemática porque a praga das formigas argentinas pode formar super-colónias.

4. Ciclo de Vida

Uma colónia é constituída por muitas formigas obreiras (assexuadas), que são os mais vendidos são muitas rainhas (para isso são definidos como colônias poligâmicas) e no final da primavera podem-se ver os machos e fêmeas virgens (futuras rainhas) em contato sexual dentro ou fora dos ninhos. No final do acasalamento os machos morrem e as fêmeas tornam-se rainhas, cuja única função é a oviposição.

As r
ainhas são maiores e são móveis - este caraterística permite-lhes ter uma centena de rainhas por formigueiro - que muitas vezes podem ser vistas fora do formigueiro com um grupo de obreiras. Esta mobilidade permite-lhes ir para outro ninho, se as condições ambientais forem desfavoráveis, obrigando a colónia a abrigar-se dentro de outro abrigo.

Também se movem, por exemplo, num ninho no chão quando ocorrem fortes chuvas. As rainhas são de curta duração, apenas duram alguns meses, mas como as colónias têm muitas rainhas continuarão aumentando em número indefinidamente.

As formigas argentinas podem formar super-colónias. As formigas invasoras de uma outra colónia são consideradas amigáveis, até mesmo de outra espécie, podendo unir-se colónias. Esta espéciie é mais comum no inverno. No entanto, e como "não há regra sem exceção", nos EUA, esta espécie é agressiva com outro formigueiro igualmente diferente.

Durante a Primavera e o Verão, as maiores colónias estão frequentemente dividida em duas ou mais colónias. Esta divisão acontece quando uma rainha emigra com um grupo de obreiras para um novo local.

Os movimentos de formigas invasoras, destroem outras espécies de formigas, por isso, por exemplo, espécies como a formiga preta comum (Acromyrmex lundi) são atacadas e expulsas apesar de terem um tamanho maior, mas menos agressivo, geralmente quando há presença de formigas argentinas ou de outras espécies de formigas ou mesmo de outros insetos que rastejam.

Outros Produtos

Inseticida

K-Othrine® WG 250

Granulos dispersíveis em água

Inseticida para insetos rastejantes e voadores. ...

Mais info
Inseticida

K-Othrine® SC25

Suspensão concentrada

Inseticida de largo espetro, eficaz no controlo de...

Mais info

Outras Pragas

Ghost Ant

Formiga Fantasma

A formiga-fantasma é altamente adaptável em seus hábitos de...

Mais info

Formigas

De todos os insetos que infestam edifícios, as formigas são...

Mais info