Mosca da fruta

Classificação

Espécie categoria: Praga de insetos voadores
Nome científico: Ceratitis capitata
   Família: Trypetidae A mosca da fruta possui 6 a 8 gerações por ano. As fêmeas. cuja uma postura ronda aproximadamente os 400 ovos, imobiliza-se sobre o fruto onde põem 6-10 ovos (incubação 2-5 dias), que eclodem como larvas..

Na Primavera, os adultos procuram espécies susceptíveis onde ocorre a fecundação das fêmeas. O adulto é uma pequena mosca com 4-5 mm, de cores vivas, amarelo, branco e negro. Os olhos são verdes, o tórax cinzento com manchas negras, o abdómen listado com faixas amarelas e negras. Esta parte do corpo é cordiforme e termina nas fêmeas num oviscapto agudo adequado à perfuração dos frutos para efeito da postura sub-epidérmica de 6-10 ovos alongados brancos. As asas são transparentes hialinas com faixas cinzentas, amarelas e amarelo-acastanhadas. Quando em repouso apresentam-se divergentes o que lhes dá um aspecto muito característico. O macho diferencia-se da fêmea por possuir na frente da cabeça 2 sedas terminadas num paleta em forma de lôsangulo.

Em condições ótimas uma geração dura 20-21 dias. 

Riscos

As fêmeas adultas ao picarem os frutos provocam feridas onde se podem desenvolver fungos saprófitos.

As larvas ao alimentarem-se nos frutos, originam o seu apodrecimento e destruição total, traduzida, também, pela queda antecipada dos frutos atacados.

Em certos anos ou em pomares na proximidade de hospedeiros preferidos pode haver importantes prejuízos se não se proceder ao combate à praga.

No Algarve, nas culturas de citrinos, geralmente a mosca inicia a sua atividade na Primavera e perdura até ao final do Outono, dependendo das temperaturas. É uma praga com o número enorme de hospedeiros, o que faz dela uma praga muito dificil de controlar.

É uma praga muito polífaga que ataca a maior parte das fruteiras.

Só ataca frutos perto da maturação.

Nestes observa-se uma descoloração da epiderme e uma pequena mancha mole na qual é possível encontrar a larva.

Causa graves perdas de produção. 

Outras Pragas

Blowfly - Pest Control - Bayer

Mosca varejeira

Normalmente, de cor azul, verde ou preta estes insetos têm...

Mais info
Flies - Pest Control - Bayer

Mosca doméstica

Há duas espécies diferentes: Musca domestica (Common...

Mais info