Mosca doméstica

Classificação

Espécie categoria: Praga de insetos voadores

Nome científico: Musca Domestica

Descrição

Há dois tipos de espécies diferentes:

  1. Musca domestica (Common Housefly)
  2. Fannia canicularis (Lesser Housefly)

Podendo medir de 6 a 12mm de comprimento, a mosca doméstica é originária das regiões temperadas, sendo agora comum em todo o mundo.

A mosca domestica é uma espécie não hematófaga que apresenta tromba mole e coloração acinzentada com faixas claras e escuras no tórax e abdómen amarelado. O aparelho bucal deste tipo de mosca só permite a ingestão de alimentos líquidos ou semilíquidos, então elas regurgitam sua saliva fortemente enzimática liquefazendo alimentos sólidos.

As moscas domésticas costumam ser mais activas nas horas mais quentes do dia, podem voar por grandes distâncias e pousam preferencialmente sob superfícies estreitas e longas como fios eléctricos, por exemplo.  

A cada postura, uma fêmea pode produzir de 120 a 150 ovos, que levam cerca de 8 a 24h para eclodir de acordo com as condições ambientais. O estágio larval dura cerca de três a quatro dias. Neste período alimentam-se de bactérias e leveduras. A duração do estágio pupal é de três a quatro dias, em altas temperaturas e baixas humidades.

No dia seguinte à cópula, as moscas adultas estão prontas para a desova. Elas localizam o local de postura através dos órgãos olfactivos situados nas antenas, pois o odor liberado pela matéria orgânica em decomposição é atractivo para as moscas.

Os ovos são depositados em locais onde há matéria orgânica em decomposição, como por exemplo: lixo orgânico, esterco fresco, dejectos de animais, esgoto, resíduos vegetais de jardins, gramados e praças, etc.

Comportamento

A mosca doméstica comum têm uma autonomia de vôo de pelo menos 8 km. Dentro de casa são altamente ativas, particularmente à luz do dia e descansam durante a noite. Necessitam de alimento constante para manter os níveis de energia e usufruir de uma dieta açucarada, excretando fezes em todos os lugares. Uma única mosca ingere alimentos líquidos e libera saliva em alimentos nos quais pousa. A saliva instantaneamente pré-digere alimentos através da sua boca esponjosa. As moscas prosperam em áreas sujas, em alimentos expostos, por exemplo, nos caixotes do lixo, que são rapidamente localizados graças ao odor quente e intenso.

Risco

Mais do que um incómodo, as moscas são portadores de uma grande variedade de agentes patogénicos trasmissíveis ao ser humano que causam doenças, tais como:

  • tifóide
  • Disenteria
  • Diarreia ... .a lista é extensa.

Estão constantemente a excretar fezes e vomitar comida, parcialmente digerida, contaminando superfícies e alimentos onde pousam, o que acarreta ainda mais risco de doenças.

Outras Pragas

Blowfly - Pest Control - Bayer

Mosca varejeira

Normalmente, de cor azul, verde ou preta estes insetos têm...

Mais info
Fruit Fly

Mosca da fruta

É uma praga muito polífaga que ataca a maior parte das...

Mais info